Copinhos de Chocolate


Esta deliciosa receita é muito versátil pois permite que você a utilize nas mais variadas ocasiões e com os mais diferentes recheios, sem contar que as crianças e os adultos vão adorar saborear esta irresistível sobremesa.









Rendimento: 12 unidades.

Ingredientes:

400 gr de chocolate ao leite em barra

Creme de Baunilha:
2 colheres (sopa) de amido de milho
1/4 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
2 gemas ligeiramente batidas
1 colher (chá) de essência de baunilha

Cobertura:
200 gr de chantilly
morangos cortados ao meio para decorar

Modo de Fazer:
  1. Com o auxílio de uma faca serrilhada, pique a barra de chocolate e reserve.
  2. Em seguida, prepare o banho-maria: aqueça uma panela com água e desligue o fogo antes de levantar fervura. A temperatura da água deve ser aquela suportável ao contato com as costas da mão.
  3. Despeje o chocolate picado em uma tigela, coloque-a sobre o calor do banho-maria e vá mexendo lentamente com uma espátula ou colher de pau até que o chocolate derreta completamente. Cuidado para não deixar a água do banho-maria respingar no chocolate. Assim que derreter, retire do banho-maria e enxugue a tigela por fora.
  4. Despeje um pouco do chocolate derretido em 1 copo descartável para água e, com o auxílio de um pincel, espalhe-o até a metade do copo para formar a primeira camada e leve a geladeira por 10 minutos. Repita este processo mais uma vez para formar a segunda camada, retorne a geladeira e aguarde por mais 5 minutos ou até que fique bem firme. Este processo deverá ser repetido até acabar o chocolate derretido.
  5. Com o auxílio de uma tesoura, corte o plástico com cuidado para não quebrar o chocolate. Preencha cada copinho de chocolate com uma camada do creme de baunilha e outra do chantilly. Decore com os morangos e conserve na geladeira até a hora de servir.
Creme de Baunilha:
Em uma panela, dissolva o amido de milho no leite. Acrescente o açúcar e as gemas e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Retire do fogo e junte a essência de baunilha, mexendo bem. Aguarde esfriar e recheie os copinhos.

Dicas e Truques:
Se preferir, utilize forma especial para copinho de chocolate - dependendo do modelo, em uma única forma poderão ser feitos de 10 a 24 copinhos de uma única vez - e proceda da seguinte maneira: despeje um pouco de chocolate em cada copinho e vire a forma para que o chocolate se espalhe por toda lateral e o fundo. Retire o excesso, entornando o chocolate de volta para a tigela, para ficar apenas o contorno do copinho. Limpe as bordas com o auxílio de uma espátula e leve à geladeira por 10 minutos ou até que a forma fique opaca. Repita o processo para fazer a segunda camada e para desenformar os copinhos basta virar a forma e dar uma leve batida.

Caso queira saber um pouco mais sobre como manusear o chocolate, confira o artigo Os Segredos do Chocolate e transforme suas receitas no mais absoluto sucesso!!!

Se tiver interesse em marcar com um sabor especial a sua Semana Santa, confira o artigo Almoço de Páscoa: você vai servir o quê? e celebre a paz e a união neste momento de fé!!!

E se quiser inovar e dar um toque especial a esta receita de Copinhos de Chocolate recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo:Você também poderá testar outras delícias culinárias de dar água na boca navegando pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou conferindo as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

2 Comentários:

Unknown disse...

Deu água na boca ........... que delicia !!

Recanto da Rose disse...

Olá, Josi!!!
Esta receita é uma delícia mesmo e tem a vantagem de você poder substituir o creme por outro de sua preferência.
Obrigada pela visita e volte sempre que quiser conferir outras delícias.
Abraços,
Rose

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+