Bacalhau à Lagareiro


Este clássico da culinária lusitana não pode deixar de frequentar a sua mesa não só como opção para ser servida no feriado religioso como também poderá marcar presença durante o ano inteiro. Experimente e se delicie sempre!!!









Rendimento: 6 porções.

Ingredientes:

4 postas de lombo de bacalhau com 300 g cada
1 kg de batatas médias
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
400 g de brócolis
1 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço
2 ovos ligeiramente batidos
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
8 dentes de alho fatiados
3 xícaras (chá) de azeite de oliva extra virgem (0,5% de acidez)
sal a gosto

Modo de Fazer:
  1. Em uma tigela, coloque as postas de bacalhau, cubra com água fria e tampe com filme plástico. Deixe de molho na geladeira de um dia para o outro, trocando a água várias vezes para retirar o excesso de sal.
  2. Escorra o bacalhau demolhado e deixe-o mergulhado em água quente por cerca de 20 minutos. Escorra novamente e retire as espinhas e a pele.
  3. Passe as postas de bacalhau nos ovos batidos e depois na farinha de rosca. Reserve.
  4. Em uma frigideira funda, coloque 2 xícaras (chá) do azeite, o alho e a cebola e frite, em fogo médio, por 3 minutos ou até dourar. Escorra sobre papel-toalha e reserve.
  5. Em seguida, no mesmo azeite, frite as postas de bacalhau empanadas por cerca de 10 minutos ou até dourar. Escorra sobre papel-toalha e reserve.
  6. Separe o brócolis em vários buquês e, com uma faca afiada, corte a parte mais grossa do talo de cada buquê. Leve uma panela com água e sal ao fogo alto e, quando começar a ferver, coloque o brócolis e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos ou até que fiquem macios. Escorra a água e transfira-os para uma vasilha com água e gelo para interromper o cozimento e quando estiverem frios, escorra novamente a água e reserve.
  7. Lave as batatas em água corrente sem descascá-las. Em uma panela grande, coloque as batatas e água o suficiente para cobri-las. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 45 minutos ou até que fiquem macias. Escorra a água e transfira as batatas para um pano de prato limpo. Quando esfriar, dê uma leve batida sobre cada batata para que fiquem ligeiramente achatadas e abertas. Reserve.
  8. Em um refratário, coloque o bacalhau frito e disponha em volta as batatas, o brócolis e as azeitonas. Espalhe por cima o alho e a cebola reservados e regue com o restante do azeite. Leve para assar em forno baixo, pré-aquecido, por 5 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.
Caso haja interesse em marcar com um sabor especial a sua Semana Santa, confira o artigo Almoço de Páscoa: você vai servir o quê? e celebre a paz e a união neste momento de fé!!!

E se quiser inovar e dar um toque especial a esta receita de Bacalhau à Lagareiro recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo: Você também poderá saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca navegando pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou conferindo as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

2 Comentários:

Principe Encantado disse...

Amiga sou vidrado em bacalhau, esta super copiada a receita.
Abraços forte

Recanto da Rose disse...

Olá, Principe!
Fico feliz que tenhas gostado desta receita.
Obrigada pela visita.
Abraços,
Rose

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+