Escondidinho de Camarão





Quer ser Sherlock Holmes? Desvende o mistério e saboreie esta deliciosa receita.






Ingredientes:

1 kg de mandioca ou macaxeira ou aipim cozida e espremida
1 colher (sopa) de margarina
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 ovos
sal a gosto
1 gema para pincelar
margarina e farinha de trigo para untar

Recheio:
1 kg de camarão descascado e limpo
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
3 tomates médios, sem pele e sem sementes, picados
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de água
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Fazer:
  1. Em uma tigela, coloque a mandioca ou macaxeira ou aipim, a margarina, a farinha de trigo, o sal e os ovos e misture bem. Reserve.
  2. Espalhe o recheio em um refratário, untado e enfarinhado, cubra com a massa reservada, pincele com a gema e leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por 40 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno e sirva em seguida.
Recheio:
Em uma panela, leve ao fogo médio o azeite de oliva, a cebola e o alho e frite por 3 minutos ou até dourar levemente. Junte o tomate, o sal e a pimenta-do-reino e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até desmanchar o tomate e engrossar. Adicione o camarão e deixe refogar por mais 5 minutos. Acrescente a farinha de trigo dissolvida na água, mexendo sempre até formar um molho grosso. Retire do fogo e aguarde esfriar.

Rendimento: 8 porções.

Você sabia?
Essa raiz de casca rugosa é originária da América do Sul e, antes do descobrimento do Brasil, já era utilizada pelos índios como alimento e através deles fomos aprendendo a consumi-la. Em nosso país o seu nome muda conforme a região: em São Paulo é conhecida como mandioca, se formos para o Norte e Nordeste é macaxeira e no Sul é aipim.
Mas, independente do nome, com ela são fabricados uma série de produtos como, por exemplo: se ralar e torrar obtemos a farinha, se ralar e deixar decantar temos o amido que chamamos de tapioca ou polvilho que pode ser doce ou azedo, dependendo do tempo de fermentação. Com a farinha são feitos beijus, pirão, sopas e mingaus e com o polvilho além do pão de queijo, também, é utilizado para engomar roupas e na fabricação de explosivos.
No entanto, a mandioca-brava ou mandioca-amarga ou simplesmente mandioca é rica em ácido cianídrico, porém perde sua toxicidade no processo de cozimento e torrefação.


Se você gostou desta receita de Escondidinho de Camarão e quer experimentar outros sabores deliciosos, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+