Pão de Mel


Faz muito tempo que os russos inventaram este pão de especiarias coberto com chocolate derretido com o intuito de prolongar a umidade e seu delicioso e inigualável sabor. E aos poucos, essa descoberta se torno uma febre em todo mundo.









Rendimento: 80 unidades.

Ingredientes:

500 gr de açúcar mascavo
2 xícaras (chá) de água
4 claras
4 gemas
4 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de mel

Cobertura:
1 kg de chocolate ao leite picado

Modo de Fazer:
  1. Em uma panela, coloque o açúcar e a água e deixe ferver por 20 minutos ou até o açúcar se dissolver e a calda ficar mais grossa. Retire do fogo, aguarde esfriar e reserve.
  2. Na batedeira, bata as claras por 5 minutos ou até obter o ponto de neve e reserve.
  3. Na calda reservada, misture a farinha de trigo, o cravo-da-índia e a canela. Acrescente o chocolate em pó, o bicarbonato dissolvido no leite e as gemas, mexa bem.
  4. Adicione as claras e o mel, misturando delicadamente. Despeje a mistura em forminhas untadas e enfarinhadas, não ultrapasse o meio, e coloque-as em uma assadeira retangular.
  5. Leve a assar em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, aguarde esfriar, desenforme e reserve.
  6. Com o auxílio de um garfo, espete cada pão de mel e banhe no chocolate derretido. Bata-o na borda da panela para tirar o excesso de chocolate e deixe secar sobre papel-manteiga. Sirva a seguir.
Cobertura:
Em uma panela, coloque o chocolate e leve ao fogo para derreter, em banho-maria, mexendo sempre.

Você sabia?
O Pão de Mel teve sua origem na Rússia e era, basicamente, uma mistura de farinha de trigo, mel e suco de frutas. Porém, nos séculos XII e XIII foram acrescidas a massa especiarias originárias da Índia e Oriente Médio, como: canela, nozes, gengibre e frutas secas. Com este sabor exótico e diferenciado, o pão de mel foi sendo difundido pela Europa e aportou na Itália onde, além das especiarias, foram incluídas avelãs e amêndoas para ficar crocante.
Aqui no Brasil, o pão de mel assume diferentes formatos e dentre as opções de recheio podemos encontrar: avelãs, nozes, amêndoas, damasco ou doce de leite. A cobertura também é oferecida, além de chocolate escuro, com chocolate branco e a decoração depende da ocasião festiva.


Caso queira inovar e dar um toque especial a esta receita de Pão de Mel recomendo que leia também a deliciosa sugestão, listada abaixo:E se quiser saborear outras deliciosas receitas de dar água na boca, navegue pelos marcadores listados na lateral direita do blog ou confira as receitas relacionadas abaixo e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+