Nhoque




Seja lenda ou não, um pouco de sorte não faz mal a ninguém.





Ingredientes:

1/2 kg de batata cozida
1 colher (sopa) de manteiga
2 gemas
3 colheres (sopa) de leite
1 lata de molho de tomate refogado
3 a 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
queijo parmesão ralado e sal a gosto

Modo de Fazer:
  1. Passe as batatas cozidas pelo espremedor. Junte a manteiga, as gemas e o leite e misture bem. Coloque a farinha de trigo aos poucos e vá misturando até a massa começar a desgrudar da mão. Separe a massa em pequenas porções, faça cordões com 2cm de espessura e corte os retângulos a cada 3cm.
  2. Coloque uma panela grande no fogo com bastante água e o sal. Quando a água ferver, vá colocando os nhoques para cozinhar. Quando subirem à superfície da água, retire e coloque em um refratário.
  3. Cubra com o molho de tomate e o queijo parmesão ralado. Leve para gratinar em forno moderado, pré-aquecido, por cerca de 10 minutos. Sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções.

Você sabia?
O nhoque ou gnocchi é um prato tradicional da culinária italiana. É originário da região do Vêneto, no norte da Itália, e seu preparo com batatas que deixa a massa mais leve só foi introduzido em 1700, pois antes era utilizado apenas água e semolina. Existe uma lenda antiga de que comer nhoque no dia 29 de cada mês traz sorte por isso ele também é conhecido como Nhoque da Sorte ou Nhoque da Fortuna.
Segundo relatos, em um dia 29 o missionário São Pantaleão, vestido com trapilhos, chegou a um vilarejo na Itália e bateu a porta de uma casa modesta onde viviam um casal de velhinhos, mesmo desconfiados receberam o desconhecido e serviram o único alimento que tinham disponível: o nhoque, que foi dividido em sete unidades para cada. Logo após a saída do missionário, ao retirar a mesa, foram encontradas moedas de ouro embaixo do prato. Tempos depois, São Pantaleão retornou ao local e procurou o casal de velhinhos que lhe contaram que suas vidas haviam prosperado após recebê-lo em sua casa.
Nos dias atuais, várias pessoas seguem a tradição no dia 29 e na hora de saborear o nhoque colocam uma nota de dinheiro embaixo do prato, comem sete bolinhas de pé, fazem um pedido e depois sentam e comem o restante. O dinheiro deve ser guardado na carteira até o dia 29 do mês seguinte quando o ritual deverá ser repetido.

Se você gostou desta receita de Nhoque e quiser degustar outros sabores deliciosos, basta navegar pelos marcadores listados na lateral direita do blog e bom apetite!!!

Imprimir esta página

Olá!!! Se gostou deste blog, receita ou artigo use este espaço para deixar seu comentário. Obrigada.

Postar um comentário

  © 2009-2018 Receitas Saborosas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Google+